Resenha #6: A Revolução dos Bichos - George Orwell

by - fevereiro 14, 2018

Resultado de imagem para a revolução dos bichos
FONTE: Revista Galileu
Além de ter lido Canibais no mês de janeiro, também criei vergonha na cara para começar A Revolução dos Bichos, do George Orwell, livro que todo mundo sempre me falou mas nunca tirei tempo para ler. Andando pela biblioteca da minha universidade, acabei me deparando com ele e peguei para fazer a leitura durante a semana que passei na praia. Já falei pra vocês que consigo ler muito mais quando não estou em casa, né? Pois é. 


Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1945
Gênero: Sátira, Sátira política
SINOPSE: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

RESENHA: Iniciei a leitura numa sexta à noite e terminei no domingo seguinte, se não me engano. Não sei ao certo o que eu esperava da história, mas sabia que se tratava de uma forte crítica política aos regimes totalitários, tiranismo e opressão. Só não sabia que ela seria jogada tão na cara quanto foi. E achei isso simplesmente incrível. 
Confesso pra vocês que não sei o motivo para não ter feito a resenha aqui antes. Acho que foi puro esquecimento e desleixo meu, porque de fato, esse livro é daqueles que não tem época. Ele sempre vai trazer uma mensagem muito importante para quem o ler, e se ele não conseguir fazer você abrir os olhos pelo menos um pouquinho, volte ao começo porque a leitura foi feita errada
A história começa narrando a insatisfação dos animais que vivem na granja do Sr. Jones, devido à falta de alimento e trabalho excessivo. Eles decidem, então, liderados por uma dupla de porcos, iniciar uma revolução baseada nos princípios do animalismo - um regime igualitário onde todos se ajudam e vivem em boas condições. Porém, a partir do momento que a Granja do Solar se torna então a Granja dos Bichos, é que podemos entender o quão genial foi George Orwell. 
A leitura foi fácil e tranquila, tanto que li o livro muito rapidamente e tudo ficou muito claro pra mim no final da história. E que final, meus amigos! Que final! O exemplar do livro que li era bem velhinho e estava bastante desgastado, mas isso não complicou minha leitura em momento algum. Certamente, continuarei a procurar mais obras do autor, porque não me arrependi nem um pouquinho de escolher esse como meu primeiro livro do ano. 

QUOTES (pode conter spoiler): 

“Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos,recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças.”

“Eu não desejo tirar a vida de quem quer que seja, nem mesmo de um ser humano.”

“Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos?”

“Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade.”

“Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.” 

ONDE COMPRAR: Se vocês são como eu e têm a mania de querer ter seus livros favoritos mesmo depois de já tê-los lido, saibam que vocês podem encontrá-los aqui e aqui, e podem conseguir um desconto ainda maior usando os cupons (Saraiva neste link e Amazon clicando aqui) da Cupom Válido que conseguirei providenciar pra vocês a partir de hoje. ❤

E aí? Já leram algo do George Orwell?

You May Also Like

38 Comentários

  1. “Doze vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
    Que final foi esse né?!!! Quando li essa parte meu cérebro explodiu. Sério esse livro é mesmo sensacional!
    Amei a sua resenha, amei também as frases que você escolheu para apresentar. Uma frase em específico me deu MUITA RAIVA na hora que li no livro: “Não penseis, camaradas, que a liderança seja um prazer. Pelo contrário, é uma enorme e pesada responsabilidade.” enquanto isso os porcos viviam numa boa e ainda soltam uma dessas para os outros pobres animais. Me lembrou até os nossos políticos, dizendo que precisamos fazer mudanças por causa da crise, mas é claro, eles não serão afetados mesmo, é fácil falar.
    Esse livro é um tapa na cara da sociedade mesmo, leitura obrigatória!
    Parabéns pela resenha. Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIIM! Meu cérebro também explodiu e eu realmente fiquei braba com os porquinhos! Poxa!

      Excluir
  2. Oi, Carol. Apesar de ver muitas resenhas positivas sobre a obra e o autor ser considerado um ídolo da literatura, esse tipo de leitura não me chama atenção, talvez porque saia da zona de conforto dos gêneros que eu goste. Mas eu gostei de saber que gostou e dessa crítica que o autor faz, ainda mais usando os animais como um meio para isso, sensacional.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que pena! Hahaha fico feliz em saber disso! :)

      Excluir
  3. Esse livro é bem conhecido quero muito ler.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. adorei o post ...obrigada pela sua visita bjsss
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro faz uns booons anos, e lembrei que gostei mesmo sem ter entendido muito. Achei a leitura meio arrastada, mas não estou acostumada com esse tipo de livro mais "cabeça". Quero muito reler com outros olhos x)

    Beijinhos
    tipnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha espero que consiga em breve! É bem cabeça mas bem tranquilo pra ler!

      Excluir
  6. Oi Carolina,
    Meu deus, como eu nunca ouvi falar nesse livro antes? Gente, parece ser maravilhoso! Eu não sou fortemente interessada em política mas por algum motivo me chamou muito a atenção. Estou procurando agora mesmo para ler em PDF e já adicionei à lista no Skoob, espero conseguir ler até o fim de fevereiro para ter uma opinião formada sobre o livro! E não, nunca li nada do George Orwell, mas já vou aproveitar e procurar um pouco mais sobre a bibliografia dele!
    Beijo o/
    https://coffeewithbreadd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina, amei sua resenha. Amo tudo que envolve animais, mesmo fugindo dos meus gêneros favoritos. Já anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Hmm... parece interessante mesmo hein? já ouvi falar bastante desse livro e tenho um amigo que vive me recomendando ele, então foi muito bom conhecer um pouquinho mais sobre ele! já coloquei na minha lista de leitura, que ta imensa haha. Adorei a resenha ;D Lindo blog <3
    Beijos https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Carol, tudo bem? tenho curiosidade em ler esse livro, eu já li o 1964 do autor e gostei bastante.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem sim, e com você? Tenho muita curiosidade com 1984! <3

      Excluir
  10. Oi Carol! Nunca li nada do autor, mas se for conhecer o trabalho dele já tenho sua dica anotada. Que legal ter sido uma leitura tão proveitosa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é maravilhoso mesmo <3 Fico feliz que tenha gostado =)
    Quem sabe com as resenhas possamos incentivar ainda mais a leitura deste livro!

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Esse livro está na minha lista há algum tempo, mas ainda não consegui ler.
    Só vi resenhas positivas sobre ele! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Sempre ouvi falar nesse livro, mas até ler essa sua resenha não sabia muito bem do que se tratava o livro.
    Gostei e parece ser um 'tapa na cara' né não? Haha
    Fiquei curiosa pra ler, porém morro de preguiça de ler :/

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol!
    Vejo muitas pessoas falando desse livro, mas não me vi interessada nele ainda.
    Minha mãe sempre criticou muito, pois não foi do gosto dela e isso acabou ficando na minha cabeça como "o livro chato". Quem sabe um dia ele me surpreenda, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  15. Oie Carol =)

    É uma vergonha da minha parte ainda não ter lido esse livro. Sério! Preciso reverter isso o quanto antes, pois me sinto um ET por não conhecer a história.

    Sempre achei a premissa interessante, mas nunca surgiu aquela oportunidade de conhecer a história.

    Ótima resenha!

    Beijos ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade, esse livro já é quase um clássico! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, tudo bem? Eu adoro o autor, 1984 é um dos meus livro favoritos da vida e A revolução dos bichos tb é um dos meus prediletos! A foma como a critica é feita é genial!!

    BJs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada desse autor, mas uma vez peguei um ônibus em que tinha um cara lendo exatamente esse livro. Fiquei curiosa pra saber sobre o que era. Achei interessante o fato de ser uma fábula.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Caroline, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, não li nada do autor ainda mas quero muito ler, pois só leio comentários positivos....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, e com você? Espero que consiga ler em breve! :D

      Beijo!

      Excluir

Olá! Seja bem-vindo e sinta-se em casa. Ficarei imensamente feliz em ler sua opinião sobre essa postagem. Logo, logo, farei uma visitinha em seu blog para retribuir. ♥